A 11ª edição do Programa Estrada para a Cidadania, programa privado de educação no trânsito no Brasil realizado pelas concessionárias de rodovias do Grupo CCR, foi lançada oficialmente, na semana passada. O programa tem o objetivo de disseminar informações sobre segurança de trânsito, meio ambiente e cidadania entre os alunos do 4º e 5º anos das redes públicas de ensino fundamental.
Entre 2005 e 2010, participaram do Programa Estrada para a Cidadania em Guarulhos 45 mil alunos e 1.500 professores. Em 2011, a Prefeitura de Guarulhos não aderiu ao Programa. A CCR NovaDutra está em negociação com a Prefeitura para a participação de escolas municipais de Guarulhos na edição de 2012.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os alunos das escolas da Prefeitura participam do programa permanente de Educação para o Trânsito, parceria das Secretarias de Educação e de Transportes e Trânsito, que acontece na Cidade Mirim – Centro Municipal de Educação Parque Júlio Fracalanza.
Apenas na área de influência da Via Dutra, administrada pela CCR NovaDutra, o Estrada para a Cidadania envolve 36 cidades, 124 mil alunos e 5.500 educadores, com a meta de resguardar vidas, reduzir índices de acidentes e preservar o meio ambiente.
Desde a criação do projeto, em 2001, mais de 1,2 milhão de crianças, 500 mil usuários e 49 mil professores tiveram a oportunidade de participar do projeto. A previsão é que, em 2012, envolva quase 400 mil alunos e 16 mil professores.