Economia

Bolsa de Tóquio cai em meio a realização de lucros

A bolsa de Tóquio fechou em queda nesta quarta-feira, em meio a movimento de realização de lucros, apesar da alta do dólar. O índice Nikkei recuou 0,56%, para 16.082,25 pontos, em dia de fluxo reduzido de negociações devido aos feriados em Hong Kong e no resto da China, que não operaram hoje.

As ações chegaram a apresentar ganhos durante o pregão, com a moeda norte-americana batendo a marca de 110 ienes, maior nível desde agosto de 2008. A valorização do dólar ante o iene beneficia os exportadores japoneses, que aumentam a competitividade de seus preços.

O movimento de realização de lucros, em que os investidores vendem ativos para lucrar com as altas anteriores, fazendo com que o valor dos papéis recuem, foi mais intenso e determinou o resultado do Nikkei.

“Quase todos os ralis da bolsa japonesa nestes últimos meses foram consequência do dólar”, disse Norihiro Fujito, estrategista sênior da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities. “Mas esse movimento parece estar se enfraquecendo e os investidores têm procurado razões para realizar lucros.”

Entra as principais ações, a Toyota Motor chegou a atingir o maior nível em 2014 antes de fechar em alta de 0,6%. A Honda Motors, no entanto, fechou em queda de 1,5% e a Nissan Motor recuou 1,9%. A fabricante de eletrônicos Nikon também fechou com desvalorização, perdendo 1,2% após relatório que indicou queda de 77% no lucro operacional entre abril e setembro deste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?