"Em Asgard está acontecendo uma guerra entre duas famílias de deuses. Em meio a toda essa luta, um dos deuses descobre uma arma que pode dar um fim para esta batalha. Mas, somente um humano é capaz de tocar a arma e conseguir finalizar a peleja". Esta poderia ser a sinopse de um livro comum, contudo "Asgard – O Poder Esquecido" tem um grande diferencial: o seu jovem autor.
Leandro Rodrigues Sales Filho, estudante do terceiro ano do Ensino Médio da escola estadual Conselheiro Crispiniano, lançou nesta sexta-feira a sua primeira publicação cheia de mistério e aventura.
"Eu comecei trabalhando com poesia na escola e chegou um momento em que eu quis dar outra dimensão para isso e passei a me aventurar em conto. Um dia estava escrevendo uma história, mas acabou não dando certo, porém criei uma personagem para aquela história que acabou dando origem ao livro", explica o autor.
Em 248 páginas o leitor é convidado a conhecer essa história de ação e aventura. "Levei sete meses escrevendo de fato, mas antes disso foram cerca de cinco meses pesquisando sobre a mitologia nórdica, mas no total foi um ano de trabalho", afirmou Leandro que já promete uma continuação. "O segundo volume já está pronto e agora trabalho em um terceiro", finalizou.
Noite da Poesia incentiva alunos e abre portas
O interesse pela escrita começou ainda cedo e foi sendo aperfeiçoado através dos programas desenvolvidos pelo Conselheiro Crispiniano. Dentre os projetos que a instituição desenvolve, destaca-se a "Noite da Poesia", onde os estudantes têm a oportunidade de se aprofundarem nas obras de um escritor e, posteriormente, escrevem seus próprios textos, além de apresentações de músicas e danças.
"Ao final dos estudos, as poesias que mais se destacaram são escolhidas e lida em uma noite especial. Uma comissão julgadora escolhe a melhor e nós realizamos a premiação", explicou o coordenador pedagógico do Ensino Médio da escola, Leandro Geranazzo.
Segundo o coordenador, a publicação do estudante virou um incentivo para outros alunos. "Os demais jovens estão alvoroçados e ansiosos para lerem a história e também começarem a criar as suas próprias aventuras", afirmou Geranazzo que ressaltou que neste ano a 21ª edição da Noite da Poesia acontecerá no dia 22 de setembro, na própria escola, e será baseada nas obras de Luiz Gonzaga.