Educação

Pfizer reúne alunos e educadores para estimular práticas sustentáveis

"Construindo Sociedades Sustentáveis: a escola e a Rio+20" é o tema desta edição

Cerca de 200 estudantes e 15 educadores de cinco escolas estaduais de Guarulhos estão envolvidos nos trabalhos da 12ª edição do Programa Pfizer de Educação Ambiental. Com o tema "Construindo Sociedades Sustentáveis: a escola e a Rio+20", os professores e coordenadores começaram a ser capacitados no mês passado para que possam orientar as crianças na elaboração dos projetos.

Nesta edição, as propostas serão ampliadas para os temas discutidos na Rio+20 buscando retratar a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

O projeto transformará esses temas em desenhos, esculturas, danças, cartazes e outras dinâmicas que serão criadas pelas crianças. Além disso, durante os próximos meses, os estudantes receberão orientações para preparar uma peça de teatro, com o tema "Criança inteligente faz o lixo diferente", que será apresentada em agosto quando cada aluno receberá um pote padronizado para a coleta de pilhas e baterias.

Para, isso, foram escolhidas as seguintes escolas estaduais: Orlando Minella (Jd. Jacy), Professor José Roberto Friebolin (Vila Rosália), Agostinho Cano (Jd. Nova Cidade), Professora Alayde Maria Vicente (Jd. Maria Alice) e Professora Laura da Purificação de Castro Mendes (Jardim São Manoel). "As escolas que já conheciam o Programa estão ansiosas por participar e agregar ainda mais conhecimento com relação aos temas tratados por um evento nacional, como a Rio+20", ressaltou Patrícia Buffone, coordenadora.

Vencedores ganharão aparelho de som portátil e bicicletas

Os melhores trabalhos de cada escola, de acordo com a escolha dos professores, serão apresentados no evento de encerramento, em outubro. Além disso, os trabalhos também serão expostos para os funcionários da Pfizer Guarulhos e para as comunidades próximas às escolas participantes.

Cada escola também receberá um aparelho de som portátil e haverá o sorteio de dez bicicletas (duas por escola, sendo uma para menino e uma para menina). Todos os alunos ainda receberão um kit do programa e certificado de participação.

O Programa Pfizer de Educação Ambiental teve início em 2001, numa parceria entre a Pfizer Guarulhos, o Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e a Diretoria de Ensino da Região Sul de Guarulhos. Desde que foi criado, mais de 100 mil crianças já participaram da iniciativa.

Posso ajudar?