A Agência USP de Inovação, ligada à Pró Reitoria de Pesquisa realizará a primeira Feira de Inovação e Empreendedorismo – USPiTec, nos dias 23, 24, e 25. E estará de portas abertas principalmente aos jovens guarulhenses, por ser realizada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), USP Leste, nas proximidades da cidade. Reunirão 140 expositores entre pesquisadores, empresas e entidades diversas e contará ainda com a presença de organizações parceiras como Sebrae, Fiesp, Abit, entre outras.
"Queremos que os jovens de Guarulhos se aproximem ainda mais do ambiente acadêmico, e com isso estimulá-los para o desejo de entrarem na USP, a maior universidade do Brasil. E ainda mostrar as perspectivas que eles poderão ter como alunos desta universidade. As atividades de cunho científico, aulas demonstrativas, shows de ciência, deverão introduzir o valor do tema na juventude da região", disse o prof. Vanderlei Salvador Bagnato, Coordenador da Agência USP de Inovação.
Uma das atrações será o Show de Física, com uma série de demonstrações práticas abordando diversas vertentes da matéria. Supervisionados por um professor coordenador, monitores treinados fazem uma apresentação lúdica, dinâmica e interativa, permitindo que os alunos contextualizem, ampliem e estimulem o seu perfil científico. O público interage com experimentos de eletricidade, óptica, eletromagnetismo, ondas mecânicas e sonoras, termodinâmica e mecânica.
Paralelamente acontecerá, no dia 24, o workshop "Tecendo a Inovação", com um ciclo de palestras pautado na inovação tecnológica e no empreendedorismo voltados ao setor têxtil.
Nos estandes serão expostos os trabalhos de pesquisa científica e tecnológica e seus produtos resultantes, realizados por pesquisadores, professores e alunos da USP e por empresas parceiras. Também estarão presentes no evento entidades de fomento, de representação, mistas e outras universidades públicas.
"Queremos ainda receber centenas de visitantes como jovens estudantes com o objetivo de estimular a formação de novos talentos para a pesquisa brasileira e despertá-los para o poder da inovação tecnológica como elemento essencial na construção da economia brasileira. Além disso, a USP está levando o seu maior patrimônio que é o conhecimento científico e tecnológico para o seu novo campus da Zona Leste demonstrando que quer fazer da EACH um campus de altíssima qualidade", disse Bagnato.