Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como a de evitar aglomerações, o Eniac irá suspender as aulas presenciais, em todas as suas unidades, a partir do dia 23 de março, sendo que, já nesta semana, a paralisação começou de forma gradual e com orientação aos professores, pais e estudantes. A instituição, no entanto, por meio de uma plataforma online adaptativa, mantém todo o cronograma de aulas e avaliações, cumprindo a sua missão educacional mesmo sem a presença de pessoas nas unidades.
“Com esta ferramenta digital, de capacitação e aprendizagem, podemos manter todas as atividades escolares online, inclusive avaliações, sem prejuízo acadêmico aos alunos de todas as séries e de todos os cursos. Desde a pré-escola até a pós-graduação”, disse o professor Ruy Guerios, mantenedor do Eniac.
“Algumas instituições de ensino superior ainda deixam para cada professor desenvolver seu plano de ensino, com alguma pequena interferência dos coordenadores. Aqui, assumimos ter um único Projeto Pedagógico, uma plataforma e ambiente de aprendizagem única com os mesmos conteúdos que são multiplicados nas várias modalidades de ensino: presencial ou flexível. O sistema de avaliação também é mesmo para todas as modalidades”, explica.
Este, segundo Ruy, foi o fator crítico de sucesso para o Eniac conseguir virar a chave do presencial para o totalmente flexível com mais facilidade. “Nesta emergência geramos uma capacitação rápida dos envolvidos – alunos, professores, coordenadores e a própria direção – para fazermos o acompanhamento virtual de todas as nossas atividades acadêmicas, desde o ensino infantil até os nossos cursos de pós-graduação”.
Com a ferramenta de transmissão ao vivo, enquetes que são colocadas durante o período de aula para garantia da participação dos nossos alunos, e os próprios entregáveis de cada aula, como desafios, exercícios e avaliação, garantem a eficiência do trabalho que está sendo feito.
Colégio
O Ensino Médio do Eniac está organizado em trilhas de aprendizagem, de acordo com a BNCC, o que facilitou a implantação do online. “Da pré-escola ao 4º ano, onde imaginávamos ter uma dificuldade maior, surgiram muitas inovações e o processo está funcionando muito bem. As professoras são educadoras e as mães, na outra ponta, se envolveram e ajudaram”, aponta o professor.