Por conta da disseminação do Covid-19 no Brasil, há possibilidade de o Enem 2020 ser adiado de outubro para novembro, segundo informação do jornal O Globo. Junto com essa previsão, o exame pode sofrer outras alterações no decorrer do ano. O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano deve ser concluído até o final de março. Para tanto, falta o ministro da Educação, Abraham Weintraub, dar o parecer final.
Também não está descartada a possibilidade do adiamento do Enem de 2020 para 2021, conforme O Globo. Isso geraria impactos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para aprovação em universidades.
A análise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se baseia no fato de que “como o exame tem a intenção de avaliar o Ensino Médio, não faria sentido aplicá-lo na data prevista, uma vez que o cronograma das escolas estaria atrasado e o conteúdo completo não teria sido ministrado aos alunos”.
As provas do Enem estão marcadas para os dias 11 e 18 de outubro de 2020, digitalmente, e 1º e 8 de novembro, na forma tradicional em papel. Até o momento o Inep não confirmou a mudança e divulgou, em seu site, que “até o momento, os cronogramas das próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) estão mantidos”.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que avalia os conhecimentos obtidos pelos estudantes do último ano do Ensino Básico. As notas alcançadas nas provas são usadas no processo seletivo de instituições de ensino superior no Brasil e em universidades de Portugal.
As pontuações obtidas no Enem são critério para seleção de bolsas de estudo por meio de programas do governo como: Programa Universidade para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Fies) e Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, com o Enem é possível obter certificação do Ensino Médio para estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA).
*Com informações de O Globo