O prazo para as instituições de ensino superior, públicas e privadas, verificarem os dados do Censo da Educação Superior 201 cadastrados no Sistema Censup termina no final desta sexta-feira, 26. Procedimento deve ser feito pelo pesquisador institucional, representante das instituições junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O período de verificação da consistência, conferência, ajustes, validação dos dados coletados e envio das justificativas de dados inconsistentes começou em 8 de junho. Nesta edição do Censo da Educação Superior, por causa das restrições impostas pelas medidas de contenção da pandemia de COVID-19, os prazos previstos no cronograma inicial foram prorrogados.
Após a finalização da verificação dos dados nesta sexta, o Inep cuidará da análise e das respostas às justificativas de dados inconsistentes entre os dias 29 de junho a 10 de julho. De 13 a 31 de julho, as instituições de educação superior poderão realizar ajustes nos dados conforme as orientações do Inep, no Sistema Censup. A divulgação final do Censo da Educação Superior está prevista para o dia 23 de outubro.
Sobre o Censo da Educação Superior
Realizado anualmente pelo Inep, o Censo é o sistema de informações mais completo do Brasil sobre as entidades de ensino públicas e privadas que ofertam cursos de graduação, além de fornecer dados que traçam os perfis de alunos e docentes.
A pesquisa também funciona como pré-requisito para a participação das instituições em programas educacionais do Ministério da Educação (MEC), como o Prouni, Fies e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
*Com informações do Inep