O decreto 36977, que suspendia as aulas da rede municipal de ensino, foi prorrogado até 31 de agosto. A decisão foi anunciada pelo secretário da Educação, Paulo Matheus, durante a live do prefeito Guti, realizada na noite desta sexta-feira, 24/7.
No plano de flexibilização do município, derrubado pela Justiça, que obriga Guarulhos a seguir as regras do Plano SP, criado pela administração estadual, Guti previa a retomada do ensino presencial no início de agosto, desde que o contágio do coronavírus diminuísse.
Apesar da estabilização da média de casos e óbitos, conforme publicado nesta tarde pelo GuarulhosWeb, a gestão não considerou seguro retornar as aulas neste momento. “Não quer dizer que em 1 de setembro vai haver aula. Nós vamos avaliar, dia a dia”, afirmou Guti.
“Temos que nos reinventar a cada dia. Tudo que realizamos, é pautado pelo diálogo permanente, com o Conselho Municipal da Educação, o Ministério Público e as instituições privadas”, completou Matheus.
Atualmente, os alunos estão estudando pelo programa Saberes em Casa, que incentiva o estudo em meio à quarentena pela internet.
Consulta pública
A Prefeitura, por meio do Portal da Educação, abriu uma enquete para saber a opinião dos guarulhenses a respeito do retorno das aulas. O cidadão acessa o site e responde um questionário elaborado pela Pasta. Entretanto, apesar da consulta, o resultado não será o ponderador principal em uma possível retomada. “Não é o fator que determina ou não o retorno das aulas. É um dos componentes”, concluiu Guti.