Turismo

Aparecida: viagem à cidade faz bem ao corpo e espírito

A cidade de Aparecida pode ser a melhor opção para os católicos paulistanos que procuram relaxar, rezar e conhecer os pontos turísticos

Viajar não faz bem só ao corpo, mas também ao espírito. Pensando nisso, por que não fazer um passeio religioso? A cidade de Aparecida pode ser a melhor opção para os católicos paulistanos que procuram relaxar, rezar e conhecer os pontos turísticos da cidade. A apenas 160 km de São Paulo, Aparecida é o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.

O nome da cidade foi dado em homenagem a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A imagem da santa surgiu no Rio Paraíba do Sul, em 1717, tendo sido encontrada por três pescadores. Desde então, a santa se tornou a Padroeira do Brasil. Estima-se que oito milhões de fiéis, de vários cantos do Brasil e da América Latina, visitem a cidade todos os anos.

Capela das Almas

Lugar para rezar, elevar o espírito e o ponto de encontro de fiéis que se dirigem ao local para agradecer, para pedir ou simplesmente para meditar. A capela está no Santuário de Aparecida e é um espetáculo de luz devido a quantidade de velas acesas.

Dizem os fiéis que a fumaça das velas desenha na abóbada da capela. Cada vela acesa representa um pedido ou agradecimento à Santa. O lugar impressiona pela beleza e pela simbologia de fé.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Ela já não comporta a quantidade de fiéis que a cidade recebe, motivo pelo qual em 1955 começaram a construção do Santuário Nacional, mas não deixa de ser atrativo para os visitantes que buscam alento. Originalmente chamada de Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida, é ela a guardiã da religiosidade e da fé do povo brasileiro.

Os degraus de pedra de sua entrada fazem parte do roteiro dos fiéis que os ultrapassam de joelhos em agradecimento por graças alcançadas. Foi inaugurada em 1745, numa construção no estilo barroco e é conhecida por ser a antiga casa de Nossa Senhora Aparecida.

Ainda hoje emociona os fiéis com suas torres e sinos que tocam nas missas e celebrações.

O santuário se destaca entre os outros por sua projeção e organização. Também conhecido como Basílica Nova, é considerado o maior santuário Mariano do mundo.

Mesmo com 332 paróquias dedicadas à santa espalhadas por todo o país, o Santuário Nacional é o mais importante, recebendo peregrinos durante o ano todo. Entre as datas mais importantes comemoradas no santuário estão a Festa de Nossa Senhora de Aparecida, no dia 12 de outubro, que reúne em média 300 mil fiéis; para se ter uma ideia da grandiosidade da data, a cidade conta com aproximadamente 35 mil habitantes.

Passarela da Fé

Este é um dos cartões postais de Aparecida, sem contar nas demonstrações de fé que os visitantes demonstram quando visitam a Passarela da Fé. Alguns a atravessam de joelhos, outros em oração, mas todos com um único propósito, chegar à Basílica Velha e pagar promessas.

Construída em 1972, a Passarela da Fé liga a Basílica Nova a Basílica Velha. Com 392,2 metros de comprimento e 35 metros de altura em seu ponto mais alto, foi contruída em forma de "S" em homenagem a santa, Nossa Senhora de Aparecida.

Posso ajudar?