Não é à toa que "das Artes" foi incorporado oficialmente ao nome da cidade Embu, após plebiscito realizado em maio de 2011. Embu das Artes é exatamente isso e boa parte dos habitantes vive da arte, seja com artesanato, com pintura ou qualquer outra técnica. Mas nem "só" da já famosa Feirinha de Artesanatos da cidade, que atrai milhares de turistas todos os fins de semana, vive Embu das Artes, o município conta também com hotéis aconchegantes para abrigar a família durante um fim de semana de descanso, ateliês de arte e até um instituto que restaura e expõe obras de arte por todo o seu espaço, conheça a outra face de Embu das Artes.
Espaço Terra Hotel
É fato, quem mora na Capital e está em busca do tão sonhado descanso procura cada vez mais viajar para uma cidade próxima a encarar horas e horas na estrada. Para quem está em busca de conforto, aconchego e um espaço que atende as necessidades de toda a família, o Espaço Terra Hotel é o lugar ideal. A menos de 30 minutos de São Paulo, em Embu das Artes, o local proporciona a proximidade com a natureza, são 220 mil m² de Mata Atlântica, e o relaxamento almejado.
O hotel, antes focado em eventos empresariais, começa a pensar também no turismo de lazer oferecendo aos visitantes um espaço amplo, com piscinas, ofurô, SPA, campo de futebol, salão de jogos e até uma trilha pela Mata, com sinalização a cada 50 metros. No sistema "All Inclusive", o hóspede pode se servir a vontade no belo restaurante do hotel, incluindo as sobremesas, no almoço e jantar. Há também café da manhã.
Além do lazer e infraestrutura do local, o que também chama a atenção é o sagrado local do descanso. Todos os apartamentos são equipados com ar condicionado, TV com canais a cabo, frigobar, água quente e acesso gratuito a rede Wi-Fi. Para relaxar e se divertir, o Espaço Terra Hotel está preparado para receber toda a família. Serviço: Estrada Professor José Mathias de Camargo, 515, Embu das Artes, telefone: 4781-2488 ou acesse o site http://www.espacoterra.com.br/.
Feirinha de Artesanato
Se você for à Embu das Artes não pode deixar de visitar a tão famosa Feirinha de Artesanatos, sempre realizada aos finais de semana. São bolsas, esculturas, porta-retratos, roupas e até manifestações culturais.
Criada em 1969, a Feira é a principal responsável pelo fluxo de turistas aos finais de semana, ajudando a aquecer a economia da cidade, já que em sua volta surgiram lojas de artesanato, galerias de arte, museus e restaurantes, tornando o município conhecido por Embu das Artes.
São cerca de 550 expositores aos domingos, no sábado este número cai para aproximadamente 100, e 20 mil visitantes todos os finais de semana. Para informações ligue no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) 11-4704-6565 ou 11-4781-5971.
Restaurante Garimpo
Para quem visitar a feira e quiser fazer uma refeição num restaurante aconchegante e, claro, com uma comida saborosa, o Garimpo é uma boa opção. Feijoada, moqueca, para quem quiser conhecer há também opções de pratos alemães, sem contar nos frutos do mar que chegam a dar água na boca.
O restaurante Garimpo fica na rua Matriz, 136, Centro de Embu das Artes. Telefone 4785-1400.
Museu de Arte Sacra e Museu do Índio
Cartão postal da cidade, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas possui arquitetura do estilo barroco paulista e um acervo rico em imagens de anjos, santos, personagens bíblicos entalhados em madeira, em terracota ou em armações de roca, produzidos entre os séculos XVII e XIX, a maioria feita por jesuítas com auxílio dos índios. Compõe o Conjunto Jesuítico também a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que possui pinturas de estilo oriental em seu interior, no forro, e o altar ornado com talha dourada. Em frente à Igreja fica o Museu do Índio, Planejado pelo artista plástico, pesquisador da cultura indígena e escritor, Waldemar de Andrade e Silva, que viveu por 8 anos no Xingu, idealizado pelos irmãos Villas Boas, com quem também conviveu. O espaço é voltado para debates sobre a vida, cultura, hábitos, crenças e todo o universo indígena.
Ateliês
Além da região central de Embu das Artes e da Feira de Artesanatos, a cidade abriga importantes e talentosos artistas que atendem em seus ateliês. Célia Santiago é uma delas. A amazonense vive na cidade há cerca de vinte anos e faz miniaturas de cidades brasileiras em cerâmica. Célia recebe encomendas de cenários em miniatura, como as palafitas, festas nordestinas, procissões, e regiões inspiradas no casaril colonial brasileiro, tudo em caixas com cerca de 70 centímetros, que podem variar de tamanho.
Suely e Rafael Castillo seguem a mesma proposta em 1Casa Galeria que, como o nome supõe, é residência e também o local de produção e exposição da arte do casal, que vive Embu das Artes há 22 anos. Rafael Castillo é peruano e chegou ao Brasil em 1970. Cinco anos depois conheceu ceramista Suely Conte, que foi sua aluna. Desde então o casal Rafael e Suely estão juntos na vida e na arte. O primeiro trabalho em conjunto foram bichinhos de cerâmica. Vierem depois pratos, vasos e castiçais. Os artistas fazem também peças conceituais, partindo de conversas, momentos e devaneios filosóficos.
Instituto Portucale de Cerâmica Luso-Brasileira
A poucos minutos do Centro da cidade está o Instituto Portucale. Com uma paisagem privilegiada e ambiente acolhedor, a instituição apresenta um acervo rico de500 esculturas de procedência brasileira e portuguesa produzidas entre os séculos XVIII e XX, com temas alegóricos como deuses e as virtudes, e também globos, animais, balaustres, bustos, todos em cerâmica, esmaltadas ou não. É uma referência em restauração destas peças antigas. O local também já foi utilizado para locação de comerciais de TV. Uma curiosidade é a coleção de árvores de natal feita pelo idealizador do Instituto, João Paulo Camargo de Toledo, que reúne cerca de 30 árvores temáticas, cada uma seguindo uma proposta.
Localização: Estrada Taji Takahashi, 785 – Chácara Marajoara – Embu das Artes – SP.