Cidades

De vendedor de marmitex a gerente de hotel e presidente do Gru Bureau, além de artista

Morador de Guarulhos há 10 anos, psicólogo de formação, artesão e cantor por hobby, Rolemberg Araújo, de 48 anos, é atualmente gerente geral do Hotel Slavieiro Executive e presidente do Guarulhos Convention & Visitors Bureau, entidade que congrega toda a rede hoteleira e serviços relacionados na segunda mais importante cidade do Estado. 
 
Após se separar de sua esposa na Bahia, Rolemberg – 19 anos atrás – precisava sair do local onde estava para se libertar do momento difícil em que passava. Foi então que chegou a São Paulo passar alguns dias na casa de um amigo e entendeu que aqui era o lugar onde poder ter novas vivências e superar os problemas. 
 
Com um filho de 9 anos para sustentar, Rolemberg começou, ainda em São Paulo, a fazer marmitex para vender, faxinas e até lavar roupas de algumas pessoas na cidade. Quando o pai dele faleceu, foi ao velório na Bahia e quase ficou por lá, já que não conseguia mais se sustentar na capital paulista. 
 
Primeiro emprego em hotel veio com ajuda de amigo
 
Quando achava que não era mais possível continuar em São Paulo, um amigo – que era casado com a chefe de Recursos Humanos de um hotel da capital  – conseguiu que ele fosse chamado para uma entrevista. “Eu nem pensava em ser da hotelaria. Não foi um plano, surgiu na minha vida, comecei trabalhando como telefonista da meia noite às 6h da manhã, me tornei recepcionista e passei por todos os setores, até chegar a gerente geral”.
 
Há 10 anos em Guarulhos, hoje Rolemberg é presidente do Gru Convention & Visitors Bureau. “Não tinha pretensão e nem queria, os gerentes gerais dos hotéis que me indicaram. Talvez pelo meu comprometimento, sou muito sério e agressivo ao mesmo tempo e sou muito focado em tudo que eu vou fazer”, conta.
 
Para atuar na hotelaria, Berg recomenda humildade e foco
 
Para quem quer começar uma nova carreira ou seguir na hotelaria, Rolemberg dá uma dica infalível: “Tenha humildade e foco. Atualmente as pessoas não estão focadas na profissão como deveriam. Elas pensam só quanto podem ganhar, perdendo-se muito o amor pelo que faz. Precisa pelo menos construir um amor por aquilo que pode pagar sua vaidade”. 
 
Além de gerente de hotel, presidente Gru Convention e artista, Rolemberg ainda encontra tempo para atuar na área de sua formação, a psicologia. “Tenho alguns pacientes que eu atendo semanalmente  à noite com Terapia Vibracional”.
 

Um artista por natureza

Fora das atividades profissionais, Rolemberg cultiva alguns hobbies, que revelam um grande artista que é. “Adoro trabalhar com artes manuais, sou um artesão nato”. Atualmente ele produz bebes rebourn (reproduções fiéis de crianças de verdade em tamanho natural) e artes em tecido.  “Faço isso como terapia ocupacional. A venda é uma consequência”. 
 
Além disso, Berg – como é conhecido pelos amigos – já foi cantor. Atuou como músic na Bahia, quando tinha um grupo e fazia apresentações. Hoje, canta apenas por diversão quando sai com os amigos ou quando presta alguma homenagem a pessoas muito queridas. 
 

Posso ajudar?