Ele marca a entrada da marca alemã em um novo segmento de mercado, o que mais cresce no mundo: o dos sedãs compactos. Chega por R$ 116.200,00. Mas é bom deixar claro. O A3 Sedan não é uma versão maior do irmão hatchback que leva a mesma nomenclatura, velho conhecido do público por aqui. Ele tem personalidade própria.
Tudo bem que, no visual, o A3 Sedan segue as linhas dos demais modelos Audi. Apesar de dimensões menores, típicas de um compacto, o carro não fica atrás de seus irmãos maiores, tantos são os equipamentos embarcados, sempre de alta tecnologia e que garantem um desempenho de gente grande.
O motor 1.8 TFSI gera potência de 180 cv. Combinado com o câmbio S tronic de sete marchas e dupla embreagem, vira o bicho. Impossível não perceber o DNA esportivo, traço característico da marca. Números do fabricante apontam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 235 km/h.
Durante a avaliação, em condições de teste, não foi difícil atingir marcas próximas dos 200 km/h, principalmente quando a gente optou pelo modo esportivo – Dynamic – no sistema Audi Drive Select. Aqui abre-se um parênteses. A sétima marcha só entrou quando o velocímetro já indicava 180 km/h. Numa curva bem fechada, a 100 km/h, nenhum susto.
Tudo isso graças ao controle eletrônico de estabilidade (ESC), que torna a condução ainda mais ágil, precisa e estável. Caso a roda do lado interno da curva perca demasiadamente a tração, a unidade de controle do sistema a freia suavemente e com precisão. Desta forma, o torque excedente é transmitido para a roda externa. Ao mesmo tempo, a tração adicional ajuda o condutor a esterçar o carro para o interior da curva. A versão básica desse sistema regula o pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S tronic.
Vale ressaltar que o A3 Sedan, assim como outros modelos maiores da marca, oferece ao condutor a opção de cinco diferentes tipos de ajustes de suspensão. Além do esportivo Dynamic, quando o carro fica mais duro e na mão, há o modo Comfort, para aqueles momentos mais família, quando você quer uma suspensão mais macia. Depois há o Auto, Efficiency e Individual, intermediários, que podem ser acionados de forma bastante simples a partir de um botão no centro do painel abaixo do volante.
Em termos de consumo, a Audi divulga que é possível obter um consumo próximo aos 18 km/l de gasolina. No entanto, durante a avaliação, no para e anda do trânsito, em percursos curtos, o computador de bordo raramente passou dos 7 km/l. Na estrada, passa fácil dos 11 km/l.
No design, alguns detalhes fazem a diferença neste alemão que, em breve, será brasileiro. Destaque para faróis em forma de cunha com a borda inferior ondulada. Nos módulos xenon plus, luzes de uso diurno em LEDs formam um contorno luminoso visualmente uniforme nas bordas superior e inferior. As lanternas de sinalização direcional ficam no canto interno, sob uma faixa cromada. Os espelhos retrovisores externos com indicadores de direção em LEDs são montados nas portas. Em termos estruturais, o Audi A3 Sedan fica entre o design típico de um notchback e o de um conversível. Seu teto curvado se inclina elegantemente no sentido da traseira e se incorpora sem divisões à linha de ombros. Essa transição expressa a personalidade dinâmica do carro. A tampa compacta do porta-malas termina em um arco pronunciado, formando uma borda de contorno e a lâmina do defletor traseiro.
A traseira do A3 Sedan é típica da Audi. Ela é nitidamente tridimensional e mostra uma transição contínua do para-choque para a placa. A largura do veículo é ainda mais acentuada pelas grandes e achatadas lanternas traseiras, que se afinam para dentro.
O interior do Audi A3 Sedan reflete o estilo externo. Os dois bancos dianteiros oferecem excelente apoio, graças às medidas precisas e contornos ergonômicos. O volante é de três raios, com controles multifuncionais e aletas para troca de marchas. Os dois grandes instrumentos redondos do painel são de fácil leitura. Entre eles fica a tela de 3,5 polegadas do sistema de informações. A tela colorida exibe informações úteis, ao mesmo tempo em que o programa de eficiência do DIS dá sugestões ao motorista para uma condução mais econômica. O sistema também emite os alertas recomendando até paradas para descanso.
Como em outros veículos da Audi, a ergonomia do A3 Sedan é intuitiva. O sistema de operação do pacote de rádio MMI, com monitor extensível elétrico, é equipamento de série. O painel de controle MMI foi posicionado acima do console central para criar um layout limpo e funcional.
O terminal MMI é usado para controlar as diversas funções disponíveis. Os controles convencionais rotativos ou por botões foram combinados ao touchpad. Há uma tela sensível ao toque, como se fosse um mouse. Ali, o motorista – mesmo dirigindo – escreve letras ou números na tela com o dedo e o sistema reproduz acusticamente cada caráter introduzido. Dá para inserir dados para informações de navegação ou para fazer ligações de maneira segura.
Ao terminar a avaliação do Audi A3 Sedan, aumenta a certeza de que, mesmo há 20 anos, um mês apenas antes dele nos deixar, Ayrton Senna transferiu das pistas para as ruas a genialidade que marcou sua vida. Impossível eu não associar as quatro argolas ao eterno ídolo. Do Audi 80 de 1994 a este A3 Sedan de 2014, dezenas de modelos reforçam a ideia de que a evolução não para nunca.