Policial

Recém-nascido é encontrado vivo em lixeira por dona de casa no Ponte Alta

Segundo os policiais que foram atender a ocorrência, o menino não tinha mais que quatro horas de nascido

A dona de casa Iracema Pereira, 64 anos, teve nesta segunda-feira um começo de dia diferente. Por volta das 6h, ela encontrou um recém-nascido dentro de uma lixeira na rua Rubens Taborda, na Ponte Alta. O bebê, do sexo masculino, está internado e não corre risco de morte.

Iracema saiu de casa às 5h50 para ir à padaria. Para evitar o caminho de uma praça mal iluminada, decidiu pegar carona com um vizinho, que foi o primeiro a escutar o choro da criança.

Ao se aproximar de uma lixeira, os dois viram o bebê dentro de uma sacola de loja, parcialmente aberta para possibilitar a respiração dele. Segundo Iracema, a criança vestia um macacão azul e estava enrolado em um cobertor. "Ele estava chorando bem baixinho, até pensei que fosse um gato miando. Assim que o vi peguei no colo, o cabelinho ainda estava sujo de sangue", lembrou.

A dona de casa levou o recém-nascido para a residência dela e acionou a Polícia Militar, que o levou ao Posto de Atendimento Bonsucesso. Lá, foi estimado que a criança não tivesse mais do que quatro horas de vida ao ser encontrado. Posteriormente, ele foi internado no berçário do Hopital Geral de Guarulhos com quadro de saúde estável e, de acordo com a assessoria do hospital, sem previsão de alta.

O Conselho Tutelar já encaminhou um relatório comunicando o fato à Vara da Infância de Juventude, que decidirá o futuro do bebê. Primeiramente, a polícia tentará localizar familiares da criança. Caso alguma parente seja localizada e não queria assumir a guarda do menor ou se nenhum familiar for encontrado, ele será encaminhado para adoção.

O caso foi registrado no 7° Distrito Policial como abandono de incapaz.

Posso ajudar?