Policial

Reconstituição do caso Mércia deve acontecer na próxima sexta-feira

Vai acontecer na represa Atibainha, em Nazaré Paulista, e será baseada no depoimento do pescador que foi a única testemunha

Depois de ser adiada duas vezes, a reconstituição oficial da morte da advogada Mércia Nakashima deve acontecer sexta-feira na represa Atibainha, em Nazaré Paulista, a partir das 17h. A ação será baseada no depoimento de um pescador que diz ter visto – a cem metros de distância – o momento em que um homem alto saiu do carro da vítima, um Honda Fit prata. Em seguida, a testemunha teria ouvido gritos desesperados de uma mulher.

A partir desse depoimento, as investigações do caso apontaram que o carro foi lançado dentro da represa Atibainha no dia 23 de maio, por volta das 19h30, último dia em que a advogada foi vista com vida.

Para permitir uma reprodução fiel do dia do crime, a perícia será realizada dentro das mesmas condições climáticas do assassinato. Por isso, foi escolhida uma noite de lua crescente – a mesma do dia da morte – para que se avalie a real possibilidade de o pescador ter visto o que se passava na beira da represa e se seria possível escutar gritos a distância.

"A princípio, temos as mesmas condições do dia do crime, inclusive a fase da lua. Só temos que ver se não vai chover", afirmou o promotor Rodrigo Merli Antunes. Ainda de acordo com ele, o delegado responsável pelo caso, Antônio de Olim, deve estar presente na reconstituição mesmo afastado de seu antigo cargo no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Quase três semanas após o desaparecimento da advogada, o carro e o corpo da vítima foram localizados na mesma represa após o mesmo pescador ter entrado em contato com a família alertando sobre o que tinha presenciado.

Segundo o laudo da Polícia Técnica Científica, Mércia foi alvo de uma emboscada do advogado Mizael Bispo de Souza, acusado pelo crime. Ele teria induzido a vítima a ir dirigindo até a represa. Á beira da água, ela teria sido baleada uma vez no maxilar e desmaiado. Como o braço dela também tinha ferimentos de tiro, é possível que a vítima tenha tentado se defender do agressor antes de ser atingida.

Logo depois, o Bispo teria empurrado o carro em direção à água. A necrópsia do Instituto Médico Legal indicou que Mércia morreu afogada. O vigia Evandro Bezerra da Silva teria participado do crime buscando Bispo na cena do crime.

 

Posso ajudar?