Policial

PF realiza operação para prender contrabandistas

O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes e desvios de mercadorias que chegavam ao Aeroporto Internacional de Guarulhos

A Polícia Federal (PF) desencadeou nesta terça-feira uma operação "Trem Fantasma" para prender 29 pessoas e cumprir mandados de busca e apreensão em três estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes e desvios de mercadorias que chegavam ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Segundo informações da PF, a quadrilha era formada por pessoas de segmentos distintos, como empresários, empregados de companhias aéreas, servidores públicos e despachantes aduaneiros. Por ano, o integrantes traziam dos Estados Unidos e da China pelo menos 80 toneladas de mercadorias. Os produtos, principalmente eletrônicos, de informática e hospitalares, causavam prejuízo aos cofres públicos da ordem de R$ 50 milhões.

Ainda de acordo com a PF, a operação conta com o apoio das autoridades americanas, por meio do ICE (U. S. Immigration and Customs Enforcement). Nos Estados Unidos, autoridades daqueloe país realizam diligência no armazém da empresa que enviava os produtos para o Brasil, localizado em Miami, na Flórida. Participam da operação 180 policiais e 80 agentes da Receita Federal.

A instituição explica que o nome dado deriva da prática utilizada pelos fraudadores de ingressar em áreas restritas com comboios de caminhões, alguns sem autorização (fantasmas), com objetivo de burlar os controles alfandegários e retirar mercadorias irregularmente.

Posso ajudar?