Vai até o dia 28 de agosto as mostras "A arte do azulejo em Portugal" e "Padre António Vieira: vida e obra", que estão no Circuito Internacional de Exposições da Universidade Guarulhos (UnG).
As mostras resgatam traços culturais históricos portugueses. Em "A arte do azulejo em Portugal", os painéis mostram como o objeto ultrapassou sua função utilitária e atingiu o estatuto transcendente de arte na criação das arquiteturas e das cidades portuguesas e colonizadas pelo país luso. A exposição, assinada pelo Museu Nacional do Azulejo de Portugal, foi criada com o intuito de divulgar essa arte em todo o mundo, salientando a sua importância e o seu papel histórico e cultural.
Os painéis que compõem a mostra "Padre António Vieira: vida e obra" remontam às comemorações de 400 anos de umas das mais importantes figuras da literatura portuguesa. A exposição retrata a vida do religioso, escritor e orador da Companhia de Jesus, ordem religiosa cujos membros eram conhecidos como jesuítas. Vieira tornou-se um dos personagens mais influentes do século 17 no campo político ao defender os direitos humanos dos povos indígenas. Ele passou grande parte da sua vida no Brasil e morreu na Bahia, em 1697.
Com entrada franca, as exposições são organizadas pela Vice-Reitoria de Extensão, Cultura e Apoio Comunitário da UnG, em parceria com o Instituto Camões. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30; e aos sábados, das 9h às 15h. Há monitores no local. Interessados em agendar visita de grupos podem ligar para 0800 15 88 22 ou (11) 2464-1700.
O espaço de Exposições da Universidade Guarulhos fica na praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos.