Policial

Resultados motivam renovação de convênio entre PM e GCM

Secretário de Segurança destaca queda no número de ocorrências na região central

Os bons resultados da ação conjunta entre a Secretaria de Segurança Púbica do município e a Polícia Militar, durante a operação Natal, que diminuiu o número de ocorrências na região central, motivou a renovação da parceria entre as duas corporações para patrulhamento por intermédio da Central de Monitoramento Eletrônico da Guarda Civil.

Segundo levantamento da GCM, as operações conjuntas reduziu em 28% a quantidade de furtos em toda a região central e 44% especificamente na rua Dom Pedro II.A Central de Monitoramento Eletrônico foi inaugurada em meados de 2009 e fica localizada dentro da sede da GCM, na rua Sete de Setembro, e recebe imagens de 23 câmeras espalhadas pela região central e centro expandido, operantes 24 horas. A maior redução foi nos casos de furtos registrados dentro de estabelecimentos, com 13 casos contra 31 em dezembro de 2009, e no roubo em interior de veículos, com 3 casos contra 8 de 2009. O tenente-coronel Marcos Antonio de Almeida que assumiu o 15 BPM vê positivamente a parceria estabelecida. "Os números mostraram redução nos índices de criminalidade nas áreas atendidas pela CME. Isso por si só já favorece a manutenção desta atuação". com

Secretário de Segurança destaca queda no número de ocorrências na região central

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, João Dárcio Ribamar Sacchi, o convênio com a Policia Militar teve início no ano passado com a Operação Natal. "Como os resultados foram muito positivos, inclusive com queda no número de ocorrências, nos reunimos com o Comando da PM para continuar com a parceria".

O secretário informou que o convênio é feito por intermédio de equipes da Guarda Civil e da Polícia Militar que trabalham em conjunto 24 horas fazendo o monitoramento por câmaras. "Caso seja constatado algo de estranho as equipe são enviadas para o local imediatamente". A interação é muito profícua, pois a GCM terá o cntato com modus operandi de policiais militares experientes que trabalham na sala de monitoramento na operação", analisa o comandante, completou o comandante do 15º.

No total, segundo o secretário, são 23 pontos de monitoramento eletrônico espalhados pela região central. "Ainda neste semestre, vamos nos reunir com o novo ministro da Justiça para ampliar a fiscalização eletrônica na cidade. O prefeito Almeida já deu carta aberta para buscarmos recursos federais, inclusive com vistas para Guarulhos ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo". João Dárcio não descartou o projeto que tentou implantar no ano passado com monitoramente em tempo real feita por equipamentos instalados nos veículos. "A intenção é que as viatura façam o patrulhamento nas ruas e as imagens geradas a partir delas são enviadas em tempo real para a central de monitoramento".

Posso ajudar?