Saúde

Manchas na pele têm tratamento

Essas manchas aparecem principalmente no rosto, mas podem surgir em outras partes

Melasma, ou mais conhecido como manchas na pele, é caracterizado pela presença de manchas escuras na pele. Essas manchas aparecem principalmente no rosto, mas podem surgir em outras partes. Ocorre mais frequentemente em mulheres, dificilmente aparecem nos homens, menos de 10% dos casos. O melasma aparece pelo aumento da melanina na pele, fazendo surgir manchas acastanhadas, e sem outros sintomas. "Essas podem ser simétricas quando no rosto acometendo os dois lados. Quando essas manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de Cloasma", explica o dermatologista Dr. Claudio Mutti, da Clinica Visia

Segundo ele, a causa do melasma tem como destaque o fator genético, também por alterações hormonais ,como no caso da gravidez, pelo uso de anticoncepcionais e alguns outros hormônios e medicamentos. Mas para a formação dessas manchas, além das causas acima, é necessário a exposição solar e/ou câmeras de bronzeamento. "O melasma pode ser superficial, profundo ou misto, e quanto mais profundo for, mais difícil será o seu tratamento", informa.

Mutti esclarece que o tratamento do melasma não é fácil e nem sempre se consegue uma resposta completa, ou seja, o desaparecimento total das manchas, podendo o tratamento durar semanas ou meses. "Pode-se usar peelings químicos no consultório medico, associado a cremes de uso domiciliar à base de tretinoina, hidroquinona e cortisona, que sempre devem ser prescritos pelo médico, em concentração adequada para cada paciente".

Laser também faz parte do arsenal terapêutico para o tratamento do melasma, sendo que, para cada caso, será eleito um tipo de laser, e o número de sessões vai depender da profundidade e resposta ao tratamento.

Tratamento via oral deve ser feito com o uso de comprimidos antioxidantes à base de vitaminas C e E, também o uso de picnogenol tem sido prescrito com bons resultados. Sempre lembrando que o tempo de uso e dosagem dessas substancias devem ser prescritas pelo médico.

A principal prevenção é evitar se expor ao sol, e se o fizer, o uso de filtro solar é mandatório, sendo o fps 30 ou mais, usando de manhã antes de sair de casa, e reaplicando pelo menos mais duas vezes durante o dia. "Não se esquecendo que, quando for à praia ou piscina, este deve ser aplicado pelo menos a cada duas horas, e reaplicar sempre que sair da água", alerta o dermatologista.

Posso ajudar?