Roteiros

Tinoco celebra 90 anos com show no Adamastor Centro

Apresentação do sertanejo será gratuita nesta sexta

Precursor da música raiz no país, o músico sertanejo Tinoco do Brasil comemora seus 90 anos de idade com um show em Guarulhos. A apresentação, que contará com homenagem da orquestra de violeiros Coração da Viola, acontece nesta sexta-feira, às 19h, no Teatro Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria do local meia hora antes da exibição.

O show terá exibição de um vídeo com a trajetória de Tinoco e da dupla que mantinha com seu irmão Tonico, falecido na década de 90. Em 60 anos de carreira, a dupla "Tonico & Tinoco" vendeu mais de 50 milhões de discos e gravou quase mil canções.

A abertura do show ficará por conta da orquestra de violeiros Coração da Viola, formada por músicos da cidade. No repertório, músicas que fizeram história como "Brasil Caboclo", "Cabocla Tereza", "Viola Cabocla" e a inesquecível "Tristeza do Jeca". Em seguida, Tinoco sobe ao palco para mostrar seu talento e sucessos que marcaram época.

 Tinoco do Brasil – Nascido em 19 de novembro de 1920 numa fazenda no interior de São Paulo (Botucatu). José Perez, o Tinoco, formou ao lado de Tonico, seu irmão já falecido, uma das mais conhecidas duplas sertanejas do Brasil. O gosto pela cantoria veio dos avôs maternos Olegário e Izabel, que alegravam a colônia ao som de uma antiga sanfona. Mas foi em 1935 que a dupla fez sua primeira apresentação profissional. Foi na festa da Aparecidinha, no município de São Manuel (SP). Tonico e, Tinoco junto com o primo Miguel formavam o "Trio da Roça".

Nos idos dos anos 30, Tonico e Tinoco alegravam festas e bailes de São João. Os rapazes com suas calças cumpridas e camisas xadrez e as meninas com seus vestidos de chita e uma flor bonita e cheirosa nos cabelos. A esperança dos moços e moças era arrumar um namoro e foi, num desses bailes, que Tonico apaixonou-se por Zula, filha de Antônio Vani, administrador da fazenda. O pai proibiu o namoro e, magoado, Tonico compôs "Cabocla".

Em 1941, a dupla chegou a São Paulo. Tinoco foi trabalhar num depósito de ferro velho e Tonico comprou uma enxada e foi ser diarista nas chácaras do bairro de Santo Amaro. Numa apresentação no programa "Arraial da Curva Torta", a dupla ganhou o nome de "Tonico & Tinoco". Já o título de "A Dupla Coração do Brasil", surgiu em 1951, quando o humorista Saracura resolveu batizá-los assim, pela interpretação de todos os ritmos regionais.

Em 1964, com quase 20 anos de carreira, a dupla já era sucesso em todo o país, cantando em várias emissoras de rádio e canais de televisão da época.

Posso ajudar?