No último domingo, 06, Eduardo Albuquerque, ultramaratonista guarulhense, conquistou o 4º lugar no Ultramax realizado na cidade de Fresnillo, no México. Em solo mexicano, Albuquerque competiu com outros 20 atletas de diferentes nacionalidades (Brasil, Espanha, México e Portugal) em três modalidades esportivas – Atletismo, Ciclismo e Natação. O vencedor foi o mexicano Ricardo Carrion.
Para alcançar o quarto lugar nesta etapa do Ultraman, o atleta guarulhense teve de percorrer no primeiro dia de prova 155 quilômetros distribuídos entre o ciclismo e a natação. Já em Fresnillo, que está a 2300 metros de altitude, foram mais 280 quilômetros de bicicleta. No último, ele percorreu outros 84 quilômetros no atletismo. Ou seja, foram percorridos 519 quilômetros em três dias.
“Tive hipotermia na natação por conta da baixa temperatura da água e por pouco quase tive que abandonar a prova na primeira etapa. Mas consegui retornar para a água e concluir e iniciar o pedal. Já no primeiro dia fiz o melhor pedal da prova, onde encaramos uma serra chamada pelos mexicanos de "LA BUFA" onde chegávamos a 2700m altitude onde o ar fica com menos oxigênio”, explicou o ultramaratonista Eduardo Albuquerque.
No entanto, esta não foi a primeira ultramaratona do guarulhense em sua carreira. No último ano, Eduardo participou do Ultraman realizado no Brasil e terminou na 6ª colocação. O atleta também ressaltou as dificuldades que enfrentou para concluir as provas e o percurso proposto durante os três dias de competição.
“Já no terceiro dia começamos a dupla maratona em um local deserto. Terminei a maratona em quinto lugar e a classificação geral em quarto, a 33 segundos do terceiro colocado. Entretanto, isso não é nada numa prova de 3 dias. Esta é segunda vez que faço o Ultraman. A primeira foi no Brasil em 2015”, concluiu.