As lesões de joelho são um problema bastante comum em pessoas que praticam esportes, exercícios físicos ou que recebem algum tipo de impacto nessa articulação. Normalmente, as lesões atingem os meniscos, ligamentos, deslocamento de patela e tendão muscular e tal problema ocorre em razão da exposição do joelho e de sua anatomia, além de suas necessidades funcionais.
O joelho é uma articulação composta pelos ossos da coxa (fêmur), da perna (tíbia) e da patela e todos esses ossos dependem de uma estrutura de suporte, como os ligamentos, a cápsula da articulação e os meniscos, conforme explica o ortopedista Agnaldo Miranda, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, que afirma que toda esta estrutura está diretamente ligada à estabilidade.
Tal articulação é responsável pela dissipação das cargas de força da gravidade que desce pelo corpo – da cabeça aos pés – também é responsável pela sustentação de aproximadamente 70% da massa corporal e pelo sistema locomotor. Além de tantas funções, o joelho também funciona como uma "dobradiça" que realiza a extensão e flexão da perna sob a coxa, permitindo a locomoção.
"Muitos praticantes de atividades físicas sobrecarregam os joelhos sem saber os riscos que correm, além de colocarem a articulação em estado de mau uso ou abuso, seja pela realização de exercícios incorretos ou utilizando a articulação em excesso", orienta Miranda.