A cidade de Guarulhos registrou, em abril, aumento no número de vítimas de homicídio doloso, quando há intenção de cometer o crime, e em casos de estupro. Os índices de roubo e latrocínio, roubo seguido de morte também subiram em comparação com o mês de março.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo no primeiro quadrimestre, abril foi o mês que mais registrou homicídios dolosos. No total foram contabilizadas 25 mortes contra as 23 registradas em janeiro, seguido do mês de fevereiro, com 12 casos e março, que registrou 10 mortes.
Mantendo o maior índice de estupro do ano, abril também foi o mês em que foram registrados mais casos de violência sexual, no total foram cometidos 36 estupros na cidade. Os dados da Secretaria de Segurança Pública demonstram que os números vêm crescendo desde janeiro, em que foram cometidos 21 casos, seguidos de 26 em fevereiro e de 35 em março.
Incluindo roubo de carga e banco, Guarulhos contabiliza uma somatória de 2186 roubos somente no primeiro quadrimestre de 2011. O maior índice foi registrado em janeiro com 607 roubos. Seguindo uma tendência decrescente nos meses de fevereiro e março, foram registrados respectivamente, 541 e 508 casos. Em abril, os números voltam a subir, com o registro de 530 roubos.
A cada um mês, o município registra a ocorrência de um latrocínio. Em janeiro e março de 2011 não houve nenhum caso de roubo seguido de morte, mas nos meses de fevereiro e abril foram contabilizadas duas vítimas.
Embora a incidência de furtos esteja diminuindo em Guarulhos, este é o crime com maior número de casos registrados, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. No total, já foram realizados 3084 furtos entre janeiro a abril deste ano. Janeiro foi o mês com maior índice, registrando 833 furtos, seguido de março com 781 casos, fevereiro e abril mantiveram o mesmo índice de 735 registros.