Esquema de plantão não foi efetuado, no último fim de semana, no 2º Distrito Policial (DP), na Vila Galvão, porque houve falha de escala de férias. As ocorrências que seriam registradas no local foram transferidas para o 1º DP, no Centro.
De acordo com o delegado Seccional de Guarulhos, Marco Antônio Pereira Novaes de Paula Santos, nenhum dos plantões será desativado, o que aconteceu foi um caso isolado por desencontro de escala e interpretação errônea. "Duas equipes estavam em atendimento, tanto no 1º DP como no 2º DP, mas só havia um delegado para registrar a ocorrência, porque o outro estava em férias".
Em Guarulhos, somente o 1º, 2º, 4º e 7º DP realizam plantões durante os fins de semana. "Inclusive, o sistema de plantão está sendo repensado. Há intenção de criar duas centrais de flagrantes, que são as principais prioridades para os Distritos Policiais, no momento de registrar as ocorrências", declara Santos.
O delegado Seccional destaca que o pronto-atendimento precisa passar por uma readequação e a população deve criar uma mudança de cultura, em relação aos registros realizados nas delegacias. "A Polícia Civil deveria usar seus funcionários para investigações de crimes graves. Existem ocorrências que podem ser registradas pela Polícia Militar ou pela internet, não há necessidade de tudo ser efetuado pela Polícia Civil".
Santos também comenta que há um projeto para mudar a unidade do 2º DP de lugar. "Já possuímos autorização e verba, mas precisamos aguardar as últimas providências".