De acordo com levantamento da secretaria de saúde de São Paulo em parceria com a Unifesp, mulheres acima dos 60 anos de idade que praticam em média, duas horas e trinta minutos de caminhada moderada por semana, cerca de 150 minutos, têm a carga de consumo de medicamentos reduzida em até 34% em relação às mulheres que não mantém o mesmo hábito.
O resultado foi apresentado no 3º International Physical Activity and Public Health, na cidade de Toronto no Canadá, com base no comportamento de 271 idosas analisadas. As atividades práticas (aulas) oferecidas envolviam caminhadas, aulas de atividade física com objetivo na melhora da força muscular, equilíbrio, flexibilidade e capacidade aeróbica.
Este resultado até o momento é o primeiro a encontrar este tipo de relação com usuários do sistema público de saúde, e podem auxiliar na elaboração de novas estratégias para aumentar o nível de atividade física deste tipo de população, com objetivos de redução do gasto financeiro com distribuição de medicamento.