Policial

Número de homicídios cresce em Guarulhos em três meses

Segundo dados da SSP, índice avançou 14,29% em relação a julho

Os casos de homicídios em números absolutos registrados na cidade de Guarulhos vêm apresentando crescimento nos últimos três meses. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), divulgados na última segunda-feira, em agosto último ocorreu aumento da ordem de 14,29% em relação a julho deste ano. No mês oito, foram registrados um total de 16 homicídios dolosos contra os 14 ocorridos no mês sete.

Comparados ao número de casos verificados em junho, o aumento verificado em agosto é ainda mais expressivo, ou seja, de é cerca de 60%. No mês seis a cidade registrou 10 casos. No entanto, a cidade registra decréscimo no número de homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes nos últimos sete anos. Em 2002 foram registrados 51,48 casos contra os 13,42 verificados no ano passado.

De acordo com o capitão Rodrigo Paim de Carvalho, porta voz do CPM-7 de Guarulhos, alguns crimes independem de ação policial. Nesse sentido, cita o caso ocorrido na semana passada, quando o marido matou a mulher e depois suicidou-se.

No entanto, Paim acrescenta que a PM em Guarulhos vem realizando operações, entre elas a "Força Total", que concentra as forças táticas em regiões onde apresentam

"Além disso, não podemos fazer a comparação mês a mês. Vai ocorrer uma diferença, às vezes para maior, às vezes para menor. Temos que salientar que a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes vem despencando na cidade.

Ainda não estamos próximos do ideal conforme os índices mundiais determinados por órgão internacionais que é de 10 homicídios para 100 mil habitantes. No entanto, estamos chegando bem perto, já que os índices de Guarulhos é de 13,42 para cada cem mil", explicou o capitão da PM.

Posso ajudar?