Saúde

Guarulhenses reclamam de dificuldades em marcar consultas na UBS dos Morros

As mulheres encontram mais dificuldades em marcar consulta com ginecologista

Poder contar com uma Unidade Básica de Saúde perto de casa não é sinônimo de pronto atendimento para os moradores do Cocaia. Segundo eles relataram, na unidade Sítio dos Morros, localizada na avenida Brigadeiro Faria Lima, agendar consulta é tarefa das mais difíceis.

As mulheres encontram mais dificuldades em marcar consulta com ginecologista. Segundo a empregada doméstica, Maria do Socorro Ferreira, 52, a orientação passada na UBS é que as usuárias retornem somente depois de 15 de março, quando haverá marcação de consultas médicas. "Para marcar consulta, temos que dormir na fila, caso contrário, não conseguimos marcar. Eu tive que chegar de madrugada para marcar a minha", relata.

Com um filho recém-nascido, a dona de casa Roberta Guedes, 30, conta que há seis meses tenta marcar uma consulta, pois sofre com uma inflamação desde o parto. "Fui duas vezes para o HMU (Hospital Municipal de Urgências, no Bom Clima), mas fui atendida por clínico-geral, que não resolve o meu problema. Aqui não consigo marcar consulta", reclama.

A dona de casa Creumara Correira, 39, já tentou, inclusive, passar em outra unidade de saúde, mas o atendimento foi negado. "Eles falam que tem uma UBS perto da minha casa, portanto não me atendem", conta. "Há quatro anos que não consigo marcar consulta alguma. A solução é tomar remédio por conta própria", afirma.

O problema se estende a outras unidades de saúde, segundo a dona de casa Selma Lima, 54. "Recentemente levei minha filha ao PA Paraíso, porque ela estava com uma forte dor na face e o clínico-geral mandou que a gente procurasse um neurologista. Onde você encontra esse especialista em ambiente público?", questiona.

Questionada sobre a situação na UBS Sítio dos Morros, a Secretaria de Saúde informou que a unidade conta com duas médicas ginecologistas para o atendimento da população. E esclareceu que uma especialista esteve em férias durante a primeira quinzena de janeiro e a outra na segunda quinzena. Porém, desde o início de fevereiro, as duas ginecologistas encontram-se atuantes na UBS.

Posso ajudar?