Funcionários do Centro de Distribuição dos Correios, em Guarulhos, também estavam envolvidos com uma quadrilha acusada de desviar cartões de créditos bancários nas agências dos correios, segundo a Polícia Federal. As investigações fazem parte do Projeto Tentáculos, uma parceria entre a CEF, o Ministério Público Federal e a PF com a utilização de um software desenvolvido para investigar fraudes bancárias realizadas contra o banco. Estima-se que funcionários dos Centros de Distribuição de Guarulhos, Saúde, Jaguaré e Vila Carrão recebiam cerca de R$ 200 por cartão de crédito.
A PF chegou a estas informações após, na manhã desta quarta-feira, deflagrar a Operação Crédito Fácil que identificou e prendeu três quadrilhas de fraudes em cartões de crédito e de débito. No total, 34 pessoas foram presas, sendo quatro funcionários dos Correios. A PF informou também que, um carteiro permanecia foragido. No total foram expedidos 42 mandados de prisão e 58 de busca e apreensão pela 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo e cumpridos por 250 policiais federais.
Estima-se que mais de 2.500 cartões tenham sido roubados entre janeiro e outubro deste ano causando um prejuízo de R$ 4 milhões apenas aos clientes da Caixa Econômica Federal, fora as outras instituições bancárias que ainda estão sendo levantadas.
Todos os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, estelionato, receptação, formação de quadrilha, uso de documento falso e lavagem de dinheiro, com penas que variam de 1 a 12 anos de prisão.