Policial

Videoconferência com detentos vem diminuindo demanda processual

Juiz Jayme Garcia dos Santos Junior promove encontros virtuais semanais com presos

O juiz Jayme Garcia dos Santos Junior, da Vara de Execuções Criminais de Guarulhos, conhecido pela sua franca e direta comunicação com os detentos do presídio Adriano Marrey, às margens da rodovia Presidente Dutra, encontrou mais uma forma de comunicação com aqueles que cumprem pena no local. Trata-se da videoconferência que vem sendo realizada semanalmente, quando mais de 30 presos recebem informações do andamento dos seus processos.

As entrevistas acontecem após o presídio enviar a relação dos sentenciados para serem ouvidos na semana. Têm direito apenas os detentos que estão no regime semi-aberto (saem duarnte o dia e voltam a noite). Pela ordem, os mais antigos de "casa" tem a preferência na videoconferência. Funcionários do cartório preparam o processo para audiência e um resumo das decisões tomadas no andamento processual.

Detentos do Parada Neto, que fica a frente do Adriano Marrei também estão sendo beneficiados com as videoconferências mesmo o presídio não tendo sala preparada para tal iniciativa. A solução encontrada foi levar os encarcerados do Parada Neto até o Marrey para que pudessem usufruir da facilidade.

O projeto-piloto foi iniciado com sentenciados do regime fechado do presídio Adriano Marrey, mas em decorrência do grande número carcerário os processos vieram para São Paulo e as videoconferências foram interrompidas. Por isso, hoje estão sendo feitas apenas com os detentos do regime semiaberto.

Posso ajudar?