Saúde

Começa nesta terça a Campanha da Voz 2011

Ação é coordenada pelo curso de Fonoaudiologia da UnG e prevê palestras, apresentações teatrais e mutirão da voz

Durante cinco dias, profissionais e alunos do curso de Fonoaudiologia da UnG e fonoaudiólogos do município paulista desenvolverão uma série de ações em Guarulhos e em regiões vizinhas (Alto Tietê e extremo leste da capital). Trata-se da Campanha da Voz de Guarulhos 2011, que começa nesta terça-feira, dia 12, com objetivo de alertar a população quanto à importância da saúde vocal. Estão previstos palestras, show de talentos, apresentações teatrais em escolas públicas, stand-up comedy e a promoção do I Fórum "Voz no Deficiente Auditivo".

A Campanha chega ao nono ano com a missão de conscientizar a sociedade e colaborar para a redução dos preocupantes números das doenças vocais no País. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa hoje a segunda colocação na lista de países com mais casos de câncer de laringe no mundo, com quase 15 mil novas ocorrências por ano – a liderança é da Espanha. "Precisamos informar a população", alerta a coordenadora da iniciativa, a fonoaudióloga e profa. da UnG Aline Fernandes. "Secura na boca ou na garganta, pigarro constante, ardor ao falar e rouquidão são sintomas de problemas vocais, que exigem a procura de especialistas para avaliar", complementa. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, estima-se que 8% da população tenham alguma dificuldade vocal que pode atrapalhar a comunicação, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar. A ocorrência desses problemas aumenta em profissionais da voz, como os professores (a maior população de risco), atores e cantores, além dos operadores de telesserviços. "Com uma ação conjunta, iremos mostrar que um simples indício pode agravar a situação quando não tratado adequadamente", explica a fonoaudióloga da UnG.

Aline destaca que a grande novidade desta edição será a realização de um fórum para debater a questão da voz no deficiente auditivo, no dia 13 de abril. Participarão, além de profissionais especializados, pacientes que receberam implante coclear, aparelho que oferece informação sonora a indivíduos com perda auditiva profunda.

Mutirão – A Campanha da Voz 2011 também terá atendimento gratuito à população. No dia 16 de abril (data em que se comemora o Dia Mundial da Voz), das 8h às 17h, a equipe de fonoaudiólogos da UnG, em parceria com o Cemeg (Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos), promoverá mutirão visando diagnosticar e orientar quanto a problemas vocais e na laringe. O serviço será realizado na sede do Cemeg (Rua Dona Antonia, 965, Vila Augusta, Guarulhos)

De acordo com a profa. Aline Fernandes, os pacientes que apresentarem quadros graves serão encaminhados para análises mais detalhadas; os demais serão orientados no próprio local. O atendimento será limitado aos 100 primeiros pacientes.

Posso ajudar?