Neste sábado, dia 10, a primeira base da Polícia Militar em Guarulhos (nos padrões da PM) completa 13 anos. Situada na Praça Antônio Molina, na avenida Brigadeiro Faria Lima, a base que hoje abriga a 4ª Cia do 15° Batalhão trouxe segurança a uma comunidade que antes vivia acuada por assaltos e homicídios. "Antes da construção da base com recursos dos comerciantes chegamos a ter 15 assaltos em um só estabelecimento no mesmo ano. Sem cotar os homicídios. Depois da vinda da Polícia Militar para cá a redução da taxa de criminalidade foi de 80%", disse o presidente do Conselho de Segurança do Bom Clima e comerciante local, Alberto Valladarez, o Argentino.
Abrigando pouco menos de 96 policiais e cobrindo uma área com mais de 90 mil habitantes em 14 bairros, a situação da base ainda é irregular, uma vez que a Prefeitura não cedeu, nestes 13 anos, o termo de uso da área. "Assim sendo a base não existe para o Estado e impede novos investimentos. Esperamos que o município possa doar uma área para a construção da companhia, pois esta base não comporta de forma digna e com infraestrutura necessárias os policiais que estão trabalhando nela", contou.
A 4ª Cia é responsável atualmente pelo patrulhamento de mais de 25 escolas (municipais e estaduais), diversas agências bancárias e comércios, além do Ginásio Thomeozão. "Temos motivo para comemorar, mas comemoraríamos ainda mais caso a situação da base fosse regularizada e que uma nova sede da 4ª Cia fosse construída", concluiu.