Durante o mês de julho, o Cineclube do Adamastor exibirá uma série de filmes produzidos na Ásia. As produções de países como Vietnã, Índia e Tailândia serão exibidas ao sábados, sempre às 16h. A entrada é gratuita e a indicação é 14 anos. A exibição faz parte do projeto "Mundo do Cinema", que apresenta uma região ou continente por mês. Veja a programação deste mês abaixo:
02/07 – Cheiro do Papaia Verde (Vietnã,1993) – Nos anos de 1950, jovem camponesa vietnamita muda-se para a cidade e vai trabalhar em casa de família como doméstica. Ao longo dos anos, muitas mudanças vão ocorrer, inclusive no que diz respeito a sua emancipação. Direção: Anh Hung Tran.
09/07 – Somos Todos Diferentes (Índia, 2007) – Ishaan tem oito anos, é cheio de imaginação e gosta muito de desenhar e brincar. Solitário, tem como amigos os cães e os peixes do aquário. Suas brincadeiras passam por poças dágua e pipas. Ele não presta nenhuma atenção nas aulas e, antes de ser reprovado por preguiça e rebeldia, seus pais o transferem para uma escola interna. Num primeiro momento, o garoto se sente abandonado e sofre com a separação. Mas o professor de arte Nikumbh percebe a existência de um problema e, na busca da solução, devolve a alegria e a autoconfiança de Ishaan. Direção: Aamir Khan.
16/07 – Última Vida no Universo (Tailândia, 2003) – Kenji, um japonês obcecado com a ideia do suicídio, vê a sua vida andar para trás quando mata acidentalmente um membro de um bando Yakuza que andava atrás do seu irmão. Na mesma noite, Noi, uma tailandesa que vive e trabalha na miserável cidade costeira de Pattaya, mata acidentalmente a irmã. Lançados um para o outro por este destino comum, Kenji e Noi descobrem que as suas vidas estão inevitavelmente unidas quando se escondem os dois no mesmo sítio, procurando encontrar amor, vida e redenção. Direção: Pen-Ek Ratanaruang.
23/07 – O Guerreiro Genghis Khan (Mongólia/Rússia, 2007) – Após a traição e morte de seu pai, o jovem Temudgin passa a ser tratado como um escravo pelos clãs de sua região na Mongólia. Auxiliado por sua noiva, com quem fez um pacto ainda na infância, Temudgin cresce com sede de poder. Em uma impressionante jornada, torna-se um dos maiores conquistadores que o mundo já conheceu. Direção: Sergei Brodov.