O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal realizou duas grandes apreensões nesta quarta-feira (7). Aproximadamente 100 pássaros foram capturados e duas pessoas foram indiciadas por crime ambiental.
Pela manhã durante ronda na rua Piauí, região do Ponte Alta, a GCM realizou a apreensão de mais de 40 pássaros, entre coleirinhas, sabiás e tico-ticos. O senhor A.L, 73 anos, capturava as aves próximo à sua casa para vendê-las posteriormente no mercado clandestino. O autor foi indiciado por crime contra o meio ambiente, previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente (DICMA) e os passarinhos foram levados para o Parque Ecológico do Tietê, onde foram soltos.
Após receber uma denúncia anônima, a Guarda Ambiental realizou novo flagrante, desta vez na rua Angatuba, no Sítio dos Morros. No local, 46 pássaros foram apreendidos, entre canários-da-terra, pixarros, coleirinhas, galos-de-campina e pássaros-pretos. O caçador R.M.O, 52 anos, foi preso e indiciado por crime ambiental. A ocorrência também foi registrada na DICMA e as aves aguardam determinação do local de soltura.