Policial

Guarulhos teve 141 homicídios entre janeiro e setembro

Cidade é a segunda mais violenta do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas da Capital, segundo raio-x realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Guarulhos registrou 141 homicídios dolosos entre janeiro e setembro, segundo o balanço apresentado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, que revela as regiões mais violentas do Estado. A cidade é a segunda mais populosa do Estado, com 1.222.357 pessoas, segundo o Censo de 2010. São Paulo e Guarulhos são as únicas a ultrapassarem o número de 100 mortes em 2012.

O município registrou mortes e muitos casos de ônibus queimados. Entre os mortos, está um policial militar que foi atingido por dois homens em uma moto no dia 5 de setembro, na rua Pedro Avelino, no Jardim Lenize.

Guarulhos registrou uma chacina no dia 31 de agosto, quando três pessoas foram mortas durante a madrugada, na avenida Aníbal Martins, no Jardim Santas Maria. Entre a noite do dia 7 de outubro e a manhã do dia 8, quatro pessoas foram encontradas mortas na cidade, em um dos dias mais sangrentos dessa onda de violência na Grande São Paulo.

São Paulo lidera o ranking de número de homicídios dolosos em 2012. Até o mês de setembro, segundo a SSP, a cidade havia registrado 959 assassinatos. O mês mais violento, segundo os últimos números divulgados pela secretaria, foi setembro, com 139 homicídios, quase o mesmo número registrado em Guarulhos durante todo o ano.

Em terceiro lugar entre as cidades com mais mortes violentas no ano aparece São Bernardo do Campo, na região do ABC. O município registrou, até setembro, 56 homicídios dolosos. Porém, entre as mortes que ainda não foram contabilizadas pelo governo está a do policial militar Marcos Pilatti, que foi abordado no início da manhã do dia 2 de novembro, quando pilotava sua moto. O PM foi atingido por dois tiros e acabou não resistindo.

Na noite anterior à morte do policial, duas pessoas foram mortas em um bar no Jardim Lago. Segundo as investigações, dois homens em uma moto passaram disparando contra os clientes do estabelecimento: dois homens, de 35 e 39 anos, não resistiram e morreram. Na mesma noite, em outro bairro, um homem de 18 anos também foi assassinado a tiros. Durante a madrugada, um homem e uma mulher passaram atirando em uma moto na rua Jerônimo Moratti, cinco pessoas foram baleadas, mas ninguém morreu, nesse que foi um dos dias mais violentos da cidade no ano.

Posso ajudar?