Saúde

Saúde alerta sobre necessidade de vacinação antes de viagens

Veja os locais que são área de risco para febre amarela e sarampo

Algumas regiões do país são consideradas área de risco para doenças como a febre amarela e sarampo. O alerta é feito pela Secretaria Estadual de Saúde para as pessoas que forem viajar no final do ano. A recomendação é para que a caderneta de vacinação seja atualizada antes de viagens para evitar as enfermidades. A imunização contra febre amarela pode ser feita no SUS (Sistema Único de Saúde) a partir dos nove meses de idade. Quem se vacinou há menos de dez anos não precisa tomar uma nova dose, mas quem procurar a dose deve tomá-la cerca de dez dias antes da viagem.

Já para o sarampo, em São Paulo foram identificados somente casos importados, todos vindos da Europa, onde mais de 30 países tiveram manifestações da doença. África e Oceania também registraram surtos da enfermidade, justificando a vacinação para quem vai para estes países. A primeira dose da imunização deve ser tomada aos 12 meses, e a segunda entre 4 e 6 anos. São recomendadas ainda duas doses até os 19 anos e uma até os 50 anos. A vacinação deve ser tomada 15 dias antes da viagem.

A relação completa de postos de vacinação está disponível no site: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fad1.htm. Na capital, os interessados podem tomar sua dose de imunização no Instituto Pasteur (avenida Paulista, nº. 393), que funciona de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h. Veja abaixo as áreas consideradas de risco para a febre amarela:

– Estados do Norte e Centro-Oeste;
– Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
– Municípios paulistas da região de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e Sorocaba.

Posso ajudar?