O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guarulhos registra uma média 2,8 mil atendimentos por mês através do telefone 192. Dentre as principais ocorrências estão as paradas cardiorrespiratórias, convulsões e crises de hipoglicemias, seguidas dos traumas em decorrência de acidente de trânsito e quedas de laje.
O atendimento é feito através das oito bases do Samu e com um total de 30 ambulâncias e mais três motolâncias, que estão disponíveis somente para a cidade de Guarulhos. A partir do momento do registro da chamada até a chegada da viatura no local da ocorrência, estima-se que os profissionais levem cerca de 12 minutos. Para estes números tão expressivos, atualmente, o serviço de emergência conta com, aproximadamente, 330 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, condutores e pessoal de apoio administrativo.
Contudo, o maior problema enfrentado pelos profissionais ainda é o trote. Como a ligação para o 192 é gratuita, principalmente as crianças se tornam responsáveis pelos altos números de ligações falsas feitas para o serviço de emergência do país inteiro. Conforme a coordenação nacional do Samu, os trotes prejudicam os serviços por congestionar as linhas telefônicas e causar saídas indevidas de ambulâncias. Segundo o Samu de Guarulhos, o número no município ainda é alto, correspondendo a cerca de 30% das chamadas.
O Samu pode encaminhar os números de telefones dos autores do trote e estes ficam sujeitos as penas previstas no Código Penal Brasileiro, queprevê detenção de um a três anos e multa.