Saúde

Mais de 75 milhões de comprimidos contra diabetes e hipertensão foram distribuídos em 2011

Medicamentos gratuitos fazem parte do programa federal "Saúde Não Tem Preço"

A Secretaria de Saúde do município informou que mais de 75 milhões de comprimidos contra diabetes e hipertensão foram distribuídos ao longo do ano passado nas unidades da rede municipal, incluindo a Farmácia Popular do Brasil. No entanto, o número de pacientes atendidos em Guarulhos não pode ser confirmado pois a Pasta informou que os mesmos passam diversas vezes ao médico e o sistema não faz a diferenciação.

Segundo o Ministério da Saúde, através do programa do Governo Federal Saúde Não Tem Preço – lançado em fevereiro de 2011-mais que triplicou o número de brasileiros beneficiados com medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes e hipertensão. No mês passado foram atingidos 3,2 milhões de pacientes nas empresas credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular, contra 853 mil atendidos no mesmo mês do ano passado, um aumento de 280% em todo território nacional.

Com o programa, a população brasileira que sofre com hipertensão ou diabetes tem acesso gratuito aos medicamentos para o tratamento destas doenças. A gratuidade é resultado de um acordo do Ministério da Saúde com sete entidades da indústria e do comércio. O acordo beneficia 33 milhões de brasileiros hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos. Além de ajudar no orçamento das famílias mais humildes, que comprometem 12% de suas rendas com medicações.

As farmácias e drogarias que não cumprirem os dispositivos da Portaria 184, de 03 de fevereiro de 2011, sofrerão as penalidades previstas na própria Portaria, podendo inclusive ser descredenciadas do programa.

Posso ajudar?