Saúde

Populares reclamam do descaso no velório do Complexo Hospitalar Padre Bento

Usuários reclamam da precária iluminação no local e sobre a falta de segurança

No velório do Complexo Hospitalar Padre Bento, na avenida Emílio Ribas, 1.573, no Tranquilidade, o único espaço iluminado é a sala de velório. Populares que preferiram não se identificar também reclamam da ausência de uma lanchonete, por causa de assaltos. Além disso, quem pára o carro no local é afrontado por usuários de drogas, que se passam por flanelinhas. Existe um posto da Guarda Civil Municipal próximo do velório, mas que não inibe ações de violência.

A Secretaria Estadual de Saúde esclarece que o Complexo Hospitalar Padre Bento oferece gratuitamente um serviço de velório para familiares de pacientes que vão a óbito na unidade. Este serviço não é obrigatório para hospitais públicos, mas a direção da unidade decidiu mantê-lo a pedido dos pacientes hansenianos que moram na unidade De acordo com a Pasta, existe iluminação interna para atender a necessidade dos usuários. A iluminação externa, da rua, é de responsabilidade da Prefeitura de Guarulhos.

Não há lanchonetes no local, pois o código de conduta do município impede o comércio de alimentos em hospitais, com exceção da alimentação oferecida aos pacientes.

Prefeitura diz que GCM faz ronda e equipe permanece no local de madrugada

Quanto à insegurança do velório, a Secretaria Municipal de Segurança Pública informa que existe um Posto do Grupamento Ronda Bike (GRB) e uma base da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada na praça Antônio Nader, cruzamento com a avenida Emílio Ribas.

Segundo a GCM, durante o dia são realizadas rondas com bicicletas nas proximidades e à noite uma equipe permanece fixa no local. "Nas imediações são realizadas rondas 24 horas por dia, devido o local ser via de acesso a diversos estabelecimentos municipais, como teatro, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Posso ajudar?