Saúde

Cuidar da pele também é coisa de homem

Veja algumas dicas para evitar o envelhecimento precoce e combater a acne

Apesar da resistência de pequena parcela da população masculina em relação a cuidados com a estética, ficou no passado a ideia de que isso é coisa de mulher. Para o dermatologista Fernando Passos de Freitas, os homens só não podem como devem manter uma rotina de tratamento para apresentar uma pele mais bonita e saudável. "A aparência mais saudável promete maior sucesso profissional, além de realizações pessoais", pondera.

Com o mercado de produtos voltados à beleza masculina em alta, não é difícil encontrar tratamentos para a prevenção e prorrogação tanto do envelhecimento quanto do aparecimento de acne, espinhas e cravos. A pele do homem tende a ser mais espessa e oleosa. Por este motivo, a chance de aparecimento de lesões acnéicas é sempre maior.

O quadro de acne pode acarretar marcas que acompanharão o indivíduo por toda a vida. "A falta de cuidados pode proporcionar consequências de difícil reversão. Dependendo da acentuação do processo cicatricial, manchas e depressões faciais, os procedimentos podem ser dolorosos e bastante custosos e os resultados nem sempre satisfazem", relatou o dermatologista.

Dicas para retardar o envelhecimento

O dermatologista Fernando Passos de Freitas elaborou dicas para os homens que querem começar os cuidados com a pele do rosto para evitarem acnes, espinhas e contribuir com a natureza retardando o envelhecimento.

Limpeza

Você quer uma pele com aspecto saudável? Faça uma limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas. Para tal, somente o uso da água não é o suficiente. É necessário o uso de um sabonete específico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem e nem ressequem a pele.

A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, para estabelecer uma rotina, antes do trabalho e a volta para casa são bons horários. A limpeza também é importante para que o filtro solar penetre melhor.

Homens com pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção sebácea: Géis, leites ou loções de limpeza sem óleo são os produtos indicados. Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois aumentam a oleosidade da pele. Já os rapazes com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza que não ressecam.

Pele lisinha após o barbear

Uma das principais preocupações masculinas é a barba. Fazê-la de forma incorreta pode resultar em irritação, pelos encravados e pele machucada. E há como evitar esses problemas? Sim, utilize cremes pré-barba, que hidratam a pele, amolecem os pêlos e previnem as irritações. Para evitar a foliculite (aquelas bolinhas vermelhas que surgem após o barbear) existem duas saídas: barbear apenas no sentido em que os pelos crescem ou, em casos mais graves, investir na depilação a laser.

Filtro solar

Filtro solar é obrigatório para homens, mulheres e até crianças e por isso precisa ser passado em quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora. Ele deve ser espalhado em todo o corpo, inclusive orelhas, pés e mãos, pelos menos 30 minutos antes da exposição ao sol.

Após 20 minutos de exposição, o filtro deve ser repassado, mas depois disso será passado novamente a cada duas horas ou após contato com a água ou suor excessivo. Homens que se expõem de forma intensa devem usar bloqueadores solares resistentes à água.

Como prevenir a acne

A acne é um problema comum que pode levar ao aparecimento de cravos, espinhas e até cicatrizes. O dermatologista Fernando Passos de Freitas elaborou algumas dicas para evitar esse mal:

– Evite exposições exageradas ao sol. O sol tem um efeito secativo sobre as espinhas e pode até melhorar ligeiramente o quadro acnéico, porém, quando o sol é exagerado, a acne só piora, pois a pele queimada fica mais grossa e isso facilita o entupimento dos poros.

– Cuidado com a alimentação. Procure ingerir mais frutas, verduras e legumes e faça pouco uso de alimentos cremosos ou gordurosos (frituras, maionese, creme de leite etc).

Posso ajudar?