O Programa Saúde da Família foi criado pelo Ministério da Saúde em 1994 com o objetivo de romper o comportamento passivo das unidades básicas, entendendo o indivíduo como singular e aproximando a equipe médica das famílias e comunidade. Segundo dados da Secretaria de Saúde, Guarulhos possui atualmente 73 equipes de saúde família, 745 agentes comunitários que atendem aproximadamente 484.700 pessoas. Esse número é 92% menor do que o sugerido pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.
Segundo o departamento, cada equipe deveria atender, no máximo, 3.450 pessoas, sendo que em Guarulhos, cada uma das 73 disponíveis, atende 6.639. Se o cálculo for ampliado para a população total da cidade, cada equipe ficaria responsável pelo atendimento de pouco menos de 20 mil pessoas. Cada equipe de saúde é formada por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde conforme informações do Ministério da Saúde.
Na semana passada, 107 municípios de 19 estados foram beneficiados com recursos financeiros do Governo Federal destinados ao custeio de novas equipes e estruturas de assistência básica à população. Para ampliar o acesso da população à atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde publicou, portarias que autorizam municípios a contratarem profissionais para a Saúde da Família. São cerca de 800 novos profissionais contratados em todo o Brasil.
O HOJE questionou a Secretaria Municipal de Saúde para saber se novos profissionais seriam contratados pelo município, mas a Pasta informou que a última portaria publicada de Governo Federal está relacionada ao credenciamento de municípios que ainda não passaram por este processo anteriormente, o que não é o caso de Guarulhos, que já é credenciado.