Criança por todos os lados. Essa foi a cena que a reportagem do Guarulhos HOJE encontrou assim que chegou no Hospital Municipal da Criança (HMC), no Centro, na manhã desta terça-feira. O fim da fila para marcação de uma consulta chega quase a calçada do hospital. Difícil achar uma cadeira vaga para esperar que o filho ou filha sejam atendidos.
Segundo funcionários do Hospital da Criança, a demanda da pediatria no local aumentou, pois o Hospital Geral de Guarulhos (HGG) não estaria mais atendendo os casos infantis. "Tem muita gente todo dia. Antes tinha (pediatria) no HGG, mas depois que fechou lá veio tudo pra cá e, as vezes, lá no Pimentas (Hospital)", disse uma pessoa que trabalha no hospital da Criança. Várias mães que aguardavam para passar os filhos e filhas pela pediatria disseram que não conseguiram ser atendidas no Hospital Geral e que, no Padre Bento, a pediatria é para pacientes de 18 anos para cima, exceto os casos de urgência. "Fica difícil ter só aqui (Hospital da Criança) para trazer no pediatra", disse uma das mães.
O Guarulhos HOJE entrou em contato com a Secretaria Estadual da Saúde e questionou sobre o atendimento pediátrico infantil no Hospital Geral de Guarulhos. Em resposta, a pasta estadual informou que o HGG continua com seu serviço de pediatria atendendo normalmente, no entanto, casos graves e urgentes estão sendo priorizados segundo a pasta. A reportagem ligou então ao HGG para pedir informações para marcar consulta para uma criança e foi aconselhada a procurar o Hospital Municipal da Criança.