A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pretende imunizar 217,7 mil crianças menores de cinco anos de idade de Guarulhos e do Alto Tietê contra a poliomielite (paralisia infantil) no próximo sábado. Em todo o e stado, a Pasta espera imunizar 2,8 milhões de crianças – número este que corresponde à meta de cobertura de 95% dos 2,99 milhões de paulistas nesta faixa etária.
Os postos estarão abertos das 8h às 17h para aplicar as duas gotas da vacina Sabin, que protege contra a pólio. Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
No ano passado, durante a primeira fase da campanha, Guarulhos não atingiu a meta esperada vacinando 78.032 crianças, das 91.152 esperadas – o que corresponde a uma cobertura vacinal de 81,33%.
O estado não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.
"A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. Por isso é importante que pais e responsáveis levem seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde no próximo sábado. São duas gotas que podem salvar vidas", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.