Por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação contra a poliomielite será prorrogada até a próxima sexta-feira, 22, em todo o Estado. Portanto, os pais que não levaram seus filhos menores de cinco anos de idade para tomar a vacina na Campanha Nacional realizada neste sábado, 16, ainda encontram as doses contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8 às 17 horas.
De acordo com a prévia divulgada nesta segunda-feira, 18, 71.510 crianças foram imunizadas na cidade durante a campanha deste sábado, o que equivale a 74,53% de cobertura vacinal. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 91.152 crianças, número que corresponde a 95% da população da cidade com essa faixa etária. No ano passado, a cidade atingiu quase 100% de cobertura, com a aplicação de 95.949 doses contra a doença.
As altas coberturas vacinais são a única forma de proteger as crianças contra a poliomielite. O Estado não registra casos de paralisia infantil desde 1988, porém vacinação é fundamental, uma vez que o vírus da doença ainda circula na África e Ásia.