Guarulhos conta atualmente com um médico para cada 578 habitantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal é de um profissional para cada mil habitantes. Desta forma a cidade fica acima da média estipulada. Mesmo assim, o atendimento na área de saúde continua precário no município, tanto na rede estadual como na municipal.
No total são 2.113 profissionais sendo que a rede estadual conta com 629 médicos divididos nos dois hospitais estaduais da cidade: o Complexo Hospitalar Padre Bento e o Hospital Geral de Guarulhos.
Já a rede municipal conta com 1.484 profissionais, distribuídos nos hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas do município. O número inclui especialidades como: médico de família; alergista; cardiologista; cirurgião geral; clínico geral; dermatologista; endocrinologista; geriatra; ginecologista; neurocirurgião; oftalmologista; oncologista; ortopedista; pediatra; psiquiatra; ultrassonografista; urologista; entre outros.
Em novembro de 2011, a média de distribuição médica na cidade era três vezes menor do que a do Estado. Segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), na época, em todo o estado eram 2,58 médicos para cada mil habitantes, enquanto que o número de profissionais na cidade era de 0,70 médico.
Já o Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgados no início do ano, tem uma média de 3,1 médicos que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) por cada mil habitantes.