As Unidades Básicas de Saúde de referência para o tratamento da hanseníase na cidade – UBS Tranquilidade, UBS Cecap e UBS Jurema – estarão com uma programação diferenciada na próxima semana, durante a campanha de combate à doença. Estão previstas palestras para funcionários e pacientes nas salas de espera, distribuição de material educativo, cursos e intensificação da busca ativa de casos suspeitos.
Neste ano, o trabalho de busca ativa irá além da área de abrangência das unidades. Durante a semana, os profissionais de Saúde darão início às cerca de mil entrevistas que pretendem fazer com estudantes menores de 15 anos de idade da rede pública de ensino. O objetivo é identificar a existência de pessoas com sintomas da doença, como manchas dormentes na pele que não doem, não incomodam, não coçam e não pegam pó, e encaminhá-las para tratamento, que é simples e gratuito.
Na programação da semana também está prevista a realização do curso de Prevenção de Incapacidades em Hanseníase, cuja aula inaugural, teórica, será ministrada na UBS Tranquilidade, no próximo dia 17, a partir das 8h30. Ao todo, serão contemplados 16 profissionais de Saúde, incluindo enfermeiros das unidades de referência, do Complexo Hospitalar Padre Bento e do Pensionato São Francisco de Assis (Jardim Vila Galvão), bem como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Já as aulas práticas terão carga horária de oito horas e serão realizadas às quartas-feiras, com turmas de manhã e à tarde. Para chamar a atenção da sociedade sobre a doença, a campanha contará ainda com a 4ª Caminhada de Guarulhos contra a Hanseníase, no próximo dia 18, às 9 horas. A mobilização sairá da Praça Geraldo Candido do Nascimento (Cumbica), em frente ao Posto da Guarda Civil, seguindo pela rua Benedito Antonio Bellezo, rua Porto Velho, rua Sena Madureira, rua Santa Efigênia de Minas, com encerramento na rua Brejinho.