O Estado culpou o governo federal pela falta de vacinas em Guarulhos. De acordo com a Secretaria da Saúde, o ministério enviou apenas 32% da quantidade necessária para aplicar injeções nos idosos e profissionais da saúde, que fazem parte do grupo prioritário da campanha.
Em contato com o GuarulhosWeb, a administração estadual apontou que todos os municípios receberam quantidades parciais da vacina devido à baixa quantidade enviada pelo Ministério da Saúde. “O Ministério da Saúde enviou inicialmente cerca de 2 milhões de doses a SP, o que representa 32% do quantitativo necessário para os grupos prioritários da primeira etapa – idosos e profissionais de saúde. Todos os municípios iniciaram a vacinação com grades parciais desta primeira remessa. Além disso, no último final de semana foram recebidas mais 2,8 milhões de doses, ampliando para 70% o estoque. As novas grades já estão em distribuição até esta quarta-feira”, disse o comunicado.
A reportagem esteve em duas UBS de Guarulhos e apurou que ambas receberam apenas 600 unidades da vacina contra a gripe e que, por volta de 14h, já não havia mais doses disponíveis para aplicação. O estado afirmou que enviará novas unidades aos municípios a partir desta terça-feira, 24.