Em transmissão ao vivo realizada nas redes sociais, na tarde desta segunda-feira, 6/04, o prefeito Guti anunciou que publicará decreto, nesta terça, 7/4, limitando o número de pessoas que poderão ficar dentro dos supermercados ao mesmo tempo durante o período de distanciamento social em decorrência do coronavírus.
O controle será feito de acordo com o tamanho do espaço físico interno de cada estabelecimento. O limite será de uma pessoa a cada 5 metros quadrados de área construída. Por exemplo, se um mercado possui 500 m², apenas 100 pessoas poderão fazer compras simultaneamente.
O prefeito explicou que o próprio comércio deve fiscalizar a ação dos consumidores e cobra que o distanciamento seja feito também nas áreas externas dos supermercados, como, por exemplo, os estacionamentos. “O supermercado terá que destinar um colaborador para ficar no controle de acesso contabilizando o número de pessoas dentro do ambiente. E, na parte de fora, precisarão demarcar no solo distanciamento de 1 metro e meio entre os clientes”, explicou Guti.
O decreto ainda prevê que os idosos deverão obrigatoriamente utilizar máscara de proteção em centros de compras, medida que se repete para funcionários do atendimento ao público de qualquer estabelecimento que permaneça aberto durante a quarentena, estendida até o dia 22 pelo governador João Dória.