Saúde

Gestantes, puérperas e crianças devem tomar vacina contra gripe até sexta-feira

Em Guarulhos as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Ainda nem chegou o inverno, período em que aumenta a circulação de vírus, resultando em maior número de casos de gripe, resfriado e outros problemas respiratórios, mas a sazonalidade dessas doenças já começou. Por isso, a Secretaria da Saúde convoca as gestantes e puérperas (mães que tiveram bebê nos últimos 45 dias) para que procurem um posto de vacinação e se protejam contra a influenza (gripe). A mesma recomendação vale para os pais que ainda não levaram seus filhos menores de seis anos para tomar a vacina, uma vez que a campanha termina oficialmente nesta sexta-feira (5).

Em Guarulhos as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que algumas delas estão vacinando em postos volantes (locais próximos às unidades) e outras em sistema drive-thru para evitar aglomerações e ampliar o acesso ao público-alvo. No entanto, de acordo com a mais recente prévia da campanha divulgada pela Secretaria da Saúde, apenas 36,31% dos bebês menores de dois anos foram imunizados até agora.

A baixa cobertura se repete nas faixas etárias de dois a cinco anos (37,32%) e de cinco anos completos (29,57%), bem como entre gestantes e puérperas, público-alvo no qual a cobertura vacinal está em 31,28% e 37,37%, respectivamente. Em contrapartida, em alguns grupos, a meta de 90% foi superada, como é o caso dos profissionais de saúde (138,74%), idosos com 60 anos ou mais (129,3%), portadores de doenças crônicas (101,8%) e população privada de liberdade (98,25%).

Vale esclarecer que os percentuais acima de 100% indicam que a população que integra esses grupos pode ter sido subestimada pelo Ministério da Saúde ou ainda que pessoas de cidades vizinhas tenham procurado Guarulhos para tomar a vacina. Outros públicos que também estão abaixo da meta são os funcionários do sistema prisional com 78,72%, os professores (39,38%) e os adultos com 55 anos ou mais (20,92%).

Já os profissionais das forças armadas, segurança e salvamento, pessoas com deficiência, portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores não entram na prévia, uma vez que não há informações quanto ao número de pessoas que integram essas categorias.

Caminhoneiros

A partir desta terça (2) até quinta-feira (4), enfermeiros e auxiliares de enfermagem da Secretaria da Saúde farão uma ação de vacinação para caminhoneiros no Posto B&G, localizado no km 29 da rodovia Ayrton Senna (sentido interior), das 9h às 14h. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e a concessionária Ecopistas.

 

Posso ajudar?