Saúde

População indígena de Guarulhos recebe mais uma fase de testes de Covid-19

Para a realização do exame é necessário comparecer ao local utilizando máscara e apresentar um documento com foto.

Depois de efetuar a testagem para Covid-19 na aldeia Filhos desta Terra (Cabuçu) no mês passado, a Secretaria da Saúde de Guarulhos, por meio de mais uma parceria com o Instituto Butantan, vai disponibilizar nesta terça-feira (21), a partir das 9h, na Unidade Básica de Saúde Soberana (UBS) testes rápidos do novo coronavírus para toda a população indígena cadastrada nas demais UBS do município. Para a realização do exame é necessário comparecer ao local utilizando máscara e apresentar um documento com foto.

As UBS Soberana e Cabuçu são as duas unidades de referência à saúde da população indígena da cidade, mas como existem integrantes de algumas etnias que também utilizam outros serviços da rede, desta vez a ação será voltada para todos, inclusive para aqueles que fizeram o exame na aldeia Filhos desta Terra e que apresentaram resultado negativo para Covid-19. Assim como no mês passado, os testes serão fornecidos pelo Instituto Butantan.

Já a coleta do exame será realizada pelos técnicos de enfermagem do instituto com apoio de profissionais de enfermagem da UBS. Em caso de indígena sintomático de Covid-19, o Butantan ainda colherá o PCR, análise que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e orofaringe. Do total de 45 indígenas que realizaram o teste rápido da Covid-19 no mês passado na aldeia Filhos desta Terra, cinco deles apresentaram resultado positivo para a infecção pelo novo coronavírus e foram submetidos ao exame PCR, seguido por medidas de isolamento social.

A testagem na UBS Soberana também contará com a parceria da Subsecretaria da Igualdade Racial. Além dos testes para o diagnóstico da Covid-19, a ação ainda fornece orientações de prevenção ao novo coronavírus, bem como aproveita para efetuar atualização cadastral da população, sempre que necessário. A UBS Soberana fica na rua Jaboticabal, 393 (Cidade Soberana).

Posso ajudar?