Com baixa ocupação de leitos de UTI e diminuição do ritmo do contágio, a população de Guarulhos tem mais um motivo para acreditar em uma estabilização da pandemia no município. A taxa de transmissão da Covid-19 atingiu, em 13/8, 0,81 por pessoa, indicando que, cada cidadão contaminado pelo vírus o transmite para menos de uma pessoa.
A taxa de transmissão – ou taxa R – é analisada pelo número de vezes que o infectado passou o vírus à frente. Por exemplo, se o índice for 2, significa que cada pessoa diagnosticada transmite a doença a outras duas. Quando o número é 1, segundo os órgãos oficiais de saúde, a pandemia está próxima do controle. Em casos abaixo de 0,9 – como Guarulhos – significam que aquela cidade conseguiu administrá-la. Na capital, por exemplo, o índice é de 0,9.
Apesar dos bons resultados, em 17 de março, Guarulhos chegou a registrar transmissão de 2,36 pessoas por infectado. A diminuição foi gradual até chegar aos 0,81 do último dia 13. Os dados foram exibidos na Globo News e são baseados em balanços do site Observatório da Covid-19.
A taxa de ocupação das UTIs também demonstra a estabilidade do vírus em Guarulhos. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, a cidade tem 60% dos leitos em atendimento. Em setembro, a Prefeitura deve desativar o 3CGRU, hospital de campanha construído no Cecap.